TVArte no justin / Canal de transmissão ao vivo #

Watch live video from TVArte on Justin.tv Assista nosso canal de transmissão ao vivo http://www.ustream.tv/channel/tvarte

tradutor google / TVArte

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TVArte - O espetáculo de dança Frágil, da coreógrafa Nathalia Catharina

 FRÁGIL INVESTIGA FEMININO PARA EMERGIR EM COREOGRAFIA DA RENASCENÇA MODERNA
Sob luz alaranjada e ao som do cello barroco, imagens dos pintores Ticiano e Rubens ganham vida pelos movimentos da performer Nathalia Catharina
O espetáculo de dança Frágil, da coreógrafa Nathalia Catharina que assina a concepção e a direção, estreia no dia 21 de agosto, no Sesc Pinheiros. A temporada segue até 5 de setembro, no 4º subsolo, terças e quartas, 21h. A performance inspirada em dois períodos da arte, o Renascentismo e o Barroco, cria um elo entre os séculos XVI e XVII com o XXI através do feminino.
A partir do estudo que a artista faz das formas das mulheres criadas pelos pintores Ticiano e Rubens, a coreografia visa transformar imagens bidimensionais que atravessam séculos em dança contemporânea.
A luz de Fabricio Licursi reproduz os tons alaranjados do pôr-do-sol comuns nas telas renascentistas e os contrastes de claro-escuro típicos do Barroco. O vestido vermelho do figurinista e ator Theodoro Cochrane acentua as formas naturais do corpo, enfatizando discretamente o peito, com um decote, como era moda há quatro, cinco séculos e ainda é hoje.
O resultado em cena é um jogo entre luz e sombra, volume, linhas de perspectiva, tons de cinza e cor, recortes e repouso de movimento. “É a consequência do desejo por duas estéticas pelas quais sou apaixonada. A ideia é reproduzir as mudanças da representação do corpo feminino de lá para cá. A plasticidade procura levar o espectador a tecer uma narrativa a partir de associações entre as imagens e os movimentos”, diz Nathalia Catharina. Em seu segundo solo e terceira direção, ela costura imagens de quadros, como Amor Sacro e Amor Profano (1514, Ticiano) e O Julgamento de Paris (1639, Rubens), como fotogramas, em atmosfera romântica.
Com influência de Bach, a trilha barroca foi composta especialmente pelo pianista Manuel Pessôa. Em alguns instantes, as notas harmônicas do violoncelo e do piano são interrompidas por intensos ruídos de maquinário. “A alternância da sonoplastia sugere uma máquina do tempo, sem que o espectador possa identificar a origem do som, para não quebrar a viagem”,fala Nathalia.
Descrição: Descrição: Quadros
Um pé aqui, outro acolá
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural-ProAC/SP 2011, o solo teve pré-estreia em junho último na III Plataforma Estado da Dança - evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo.                                    
Além do trabalho solo, desde 2009, Nathalia Catharina é colaboradora artística e coreógrafa convidada da companhia teatral francesa PlayGround, dirigida por Maria Clara Ferrer, em Limoges e Paris. Ainda na França, ministrou workshop de dança-teatro no Institut d'Études Théâtrales de Paris 3 - Université Sorbonne, para graduandos do curso de teatro, há dois anos.
Na cidade de São Paulo, integra desde 2004 o Silenciosas + GT’Aime, grupo de dança-teatro que fundou junto com Diogo Granato, e colabora com a companhia Perversos Polimorfos, onde dançou e codirigiu Banksy Bang (prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010) e Ânsia, ambas encenadas no 4º subsolo do Sesc Pinheiros, em 2010 e 2011, respectivamente.
A primeira tinha sua dramaturgia coreográfica calcada em grafites do inglês Banksy, na obra Hamletmaschine (Heiner Müller) e no Terrorismo Poético de Hakim Bey. A última era inspirada na peça homônima de Sarah Kane (Crave, em inglês) e na pintura de David Hockney para falar sobre individualidade, solidão e a dificuldade de conexão entre as pessoas na cidade. O resultado ficou entre os finalistas do Prêmio Bravo! como melhor espetáculo de dança de 2011.
DURAÇÃO: 45 minutos RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: livre
TEMPORADA: DE 21 DE AGOSTO A 5 DE SETEMBRO. TERÇAS E QUARTAS, ÀS 21H. SESC PINHEIROS, 4º subsolo (Ponto de encontro no térreo, a partir das 20h30). Rua Paes Leme, 195, Pinheiros. Tel. 11 3095-9400. Informações: 0800 118220;  www.sescsp.org.br. Capacidade: 40 lugares. Não é permitida a entrada após o início do espetáculo. Acessibilidade para portadores de deficiência.                   
INGRESSOS: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário inscrito no Sesc e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) R$ 2,50 (comerciários e trabalhadores em empresas do comércio de bens, serviços e turismo). Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30. Sábados das 10h às 21h30, domingos e feriados das 10h às 18h30. Tel.: 11 3095-9400. Ingressos à venda na Rede INGRESSOSESC.
ESTACIONAMENTO COM MANOBRISTA (VAGAS LIMITADAS). Entrada pela rua Butantã, 100 (em função das obras no Largo da Batata, a Rua Paes Leme está interditada para o tráfego de veículos no trecho entre a Rua Amaro Cavalheiro e a Rua Padre Carvalho, até 8 de setembro. A entrada de pedestres permanece pela portaria principal na Rua Paes Leme).
Veículos, motos e bicicletas. Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h. (Horários especiais para a programação do teatro). Taxas: Matriculados no Sesc: R$ 6,00 nas três primeiras horas e R$ 1,00 a cada hora adicional; Não matriculados no Sesc: R$ 8,00 nas três primeiras horas e R$ 2,00 a cada hora adicional; Para atividades no teatro, preço único: R$ 6,00.
Ficha técnica
Direção, concepção e performance: Nathalia Catharina
Direção musical: Manuel Pessôa
Desenho de luz: Fabricio Licursi
Figurino: Theodoro Cochrane
Interlocução: Juliana Moraes
Fotografia e desenho visual: Osvaldo Guarnieri
Violoncelo: Fábio Leão            
Confecção de figurino: Judite de Lima
Produção executiva: Larissa Orlow
Assistência de produção: Olga Vereiski
Assessoria de imprensa: Lu Cassas & Lica Nielsen
Apoios: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura/ProAC- Programa de Ação Cultural 2011; Oficina Cultural Oswald de Andrade; Universidade Anhembi Morumbi; Cultura Inglesa; e Espaço.

Breve perfil
Aos 30 anos, seu trabalho é reconhecido através de solos, de sua atuação na Silenciosas+GT'Aime e de sua colaboração na Perversos Polimorfos, na qual atuou como codiretora e intérprete, ao lado de Ricardo Gali. Em 2009, estreou seu primeiro solo, Nathpark, dança-teatro repleto de improvisação, com a música ao vivo da bateria de Mariá Portugal. Motivada pelo cinema de Kubrick (Laranja Mecânica), brincava com o movimento e o som a partir de uma leitura corporal e sensorial do espaço. Com influência de kung fu e balé clássico, a coreografia era criada como take cinematográfico na hora em espaços alternativos (site-specific). O trabalho percorreu parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, com apoio do ProAC 2008.  

Nenhum comentário: